Tutorial completo de como usar e instalar firmwares no JAF!

Postado por Destroyzer em quarta-feira, 7 de novembro de 2012 Comments
O JAF é o programa de instalação de firmwares Nokia mais utilizado no mundo todo. Uma de suas alternativas é o Nokia Phoenix, só que é utilizado em sua maioria em aparelhos mais recentes (Symbian^3) e o Nokia C5-03. Se você possui um aparelho da série 60 versão 5 (S60v5), não sendo o C5-03, você pode usar o JAF normalmente para instalar firmwares!

Preparando

Antes que a gente comece, tenha certeza que você tem instalado o JAF no computador e o emulador PKEY. As versões mais recentes de ambos é a v1.68.66 para o JAF e v10 para o PKEY.

Note que há duas versões para o JAF, uma sendo para sistemas 32 bits e outra para sistemas 64 bits. Você precisa instalar a correta, caso contrário não aparecerá todas as informações / lista dos aparelhos no JAF.

JAF 32 Bits - clique para baixar (19.86MB)
JAF 64 Bits - clique para baixar (21.57MB)

(download disponibilizado por RIVA no fórum GMSFans e copiado para minha conta do MediaFire como forma de prevenção se caso o arquivo original for apagado)

A versão disponibilizada acima é a 1.68.62 (já possui o executável do PKEY), mas não há problemas com isso. E se você usa Windows Vista/7/8, recomendo baixar a versão mais recente do PKEY, compatível nativamente com Windows Vista (no 7/8 coloque em modo de compatibilidade):

PKEY v10 - clique para baixar (2,91MB)

Instalando JAF

Abra o instalador do JAF e siga as instruções. Se o sistema pedir autorização para instalar os drivers (normalmente acusados como não confiáveis), ACEITE TODOS. Depois de instalado, aparecerá atalhos do JAF na área de trabalho, você pode apagá-los já que não os utilizaremos.

Conhecendo os arquivos

Antes de começarmos a instalação da firmware, vamos ter certeza de que todos os arquivos já estão prontos para uso. Para a firmware, você deve ter no mínimo seis arquivos, que no caso são: uda, core, rofs2, dcp, vpl e signature.bin. Algumas firmwares possui arquivos adicionais, como o rofs3, por exemplo. Mas os seis primeiros são OBRIGATÓRIOS, se faltar algum deles a instalação não será concluída.

Você está interessado em saber pra que serve cada arquivo? Vamos lá:

uda

O uda é o arquivo que normalmente possui aplicativos incorporados pela Nokia, como o Shazam ou widgets. Ele é um arquivo muito importante para que o sistema seja instalado por completo, pois sem ele nem tudo é alterado ao instalar a firmware no aparelho. Por outro lado, se você não utilizar o uda, os arquivos pessoais e configurações do sistema anterior são mantidos. Uma coisa importante em saber é que todos os arquivos contidos no uda são excluídos ao fazer hard reset no aparelho.

Exemplo de arquivo uda: RM-504_32.0.007_001_000_U002.uda.fpsx

core

O core (também conhecido como rofs1) é literalmente o núcleo da firmware. Possui os arquivos mais importantes do sistema e linhas de códigos responsáveis em dizer a qual aparelho o sistema é destinado, independente da firmware (modificada ou não) que você utilizar. É por este motivo que instalar uma firmware que não foi criada para o seu aparelho pode matá-lo, pois você estaria instalando um núcleo diferente, que muda os drivers e arquivos importantes do sistema.

Exemplo de arquivo core: RM-504_40.0.003_prd.core.C00

rofs2

O rofs2 é como o arquivo core, porém possui arquivos menos críticos, além de conter todos os arquivos responsáveis pelo teclado e idiomas do aparelho. Este é o último arquivo a ser escrito no aparelho, então todos os arquivos internos do sistema iguais que houver no core ou uda, por exemplo, será sobrescrito pelos arquivos deste. Normalmente em firmwares personalizadas (CFW), este arquivo é maior do que o normal, já que os desenvolvedores movem todos os arquivos do core para este, deixando tudo mais unificado.

Exemplo de arquivo rofs2: RM-504_40.0.003_prd.rofs2.V05

rofs3

Normalmente, possui todos os arquivos dos temas do aparelho. Em CFWs este arquivo pode não existir, já que seus arquivos são, assim como acontece com o core, movidos para o rofs2.

Exemplo de arquivo rofs3: RM-504_40.0.003_C01_prd.rofs3.fpsx

dcp, vpl e signature.bin

Não sei ao certo suas funções, mas possui informações do aparelho, firmware e dos próprios arquivos, que faz com que eles sejam reconhecidos pelo JAF. No caso do vpl, se você abri-lo com um editor de textos (como o Bloco de Notas), poderá ver colunas com nomes de arquivos de firmware como os já citados acima. Ele lista os arquivos e versões existentes dos mesmos para fazer a instalação funcionar. Se esses arquivos forem apagados, o JAF não reconhecerá nenhum arquivo da firmware e será necessário selecioná-los manualmente.

Exemplo de arquivo dcp: RM504_0583715_40.0.003_001.dcp
Exemplo de arquivo vpl: RM504_0583715_40.0.003_001.vpl
Exemplo de arquivo signature.bin: RM504_0583715_40.0.003_001_signature.bin

Preparando arquivos

Agora que você já conhece os arquivos, tenha certeza de que tem ao menos os seis obrigatórios, e que eles estejam nos caminhos a seguir, dependendo do seu aparelho e tipo de sistema operacional:

Windows 32 bits: C:\Program Files\Nokia\Phoenix\Products\<RM do aparelho>
Windows 64 bits: C:\Program Files (x86)\Nokia\Phoenix\Products\<RM do aparelho>

Para descobrir o RM do seu aparelho, digite *#0000# no discador.

As versões mais recentes das minhas firmwares já vêm com um instalador automático integrado, então não é necessário você mover os arquivos manualmente (porém, está configurado para o caminho de sistema 32 bits. Se o seu for o de 64 bits, altere o caminho no próprio instalador).

Preparando a instalação

Para abrir o JAF, use SEMPRE o emulador PKEY, já que normalmente, para se utilizar do JAF, você precisaria ter uma box (um aparelho físico que se conecta ao computador). Mas como não temos, o emulador serve exatamente para fazer com que o programa pense que você tenha uma box conectada!

Abra o PKEY. A janela será igual a esta:


Com as primeiras opções de ambos os lados automaticamente marcados, é só clicar em RUN e aguardar. Se caso aparecer uma mensagem de erro dizendo "Error: BOX DRIVER NOT INSTALLED" simplesmente clique OK e o JAF abrirá. Outros tipos de erros podem ser solucionados pressionando RUN novamente ou reiniciando o programa.

Com o JAF aberto, siga para a aba BB5. Lá teremos todas as informações que precisamos. Você terá uma janela igual a esta:


Vamos conhecer para que serve os principais botões?

Botões verdes: São responsáveis por cada arquivo de firmware (uda, core, etc). Se um deles estiver apagado, é porque o arquivo está ausente na pasta do RM. Com eles você também pode selecionar os arquivos manualmente, caso estejam desligados, simplesmente clicando em algum e selecionar o arquivo responsável. Clicando no círculo verde enquanto ele estiver ligado desativará o arquivo em questão.
CRT 308 (desmarcar): Não sei para que serve, mas deve SEMPRE ser desmarcado.
Dead USB (marcar): diz ao programa que o aparelho está desligado.
Manual Flash (marcar): Ativa os botões verdes para seleção manual dos arquivos.
Factory Set (opcional): Faz um hard reset após a instalação da firmware (note que isto também remove os arquivos do uda).
Use INI (marcar): diz ao programa para que faça a busca automática dos arquivos na pasta da RM, invés da forma manual através dos botões verdes (abrirá uma lista com os aparelhos disponíveis). Esta opção meio que sobrescreve o Manual Flash, mas ambos devem ser marcados mesmo assim.
FLASH: Dá início à instalação da firmware.
Change also product code (opcional): Serve para alterar o código de produto (product code) do aparelho para o mesmo código que está registrado na firmware que você está instalando. Você descobre o código da firmware no nome da mesma, abaixo dos botões verdes (o código de produto da firmware da foto é 0583715).

Começando a instalação

De uma forma padrão, você deverá seguir esta ordem ao marcar/desmarcar: CRT 308 (desmarcar) > Dead USB (marcar) > Manual Flash (marcar) > Use INI (marcar) > FLASH (marcar; selecionar aparelho).

Importante: Se seu aparelho não aparecer na lista do Use INI, baixe o jaf_nok4models.ini neste link (responsável pela lista de aparelhos) e coloque na pasta do JAF, em C:\Program Files\ODEON\JAF (o caminho pode ser diferente se seu sistema for 64 bits).

Ao clicar FLASH, o programa irá alertá-lo que fazer downgrade de firmware poderá matar seu aparelho. Tome muito cuidado com isso! Não instale versões antigas, mesmo sendo firmware original do aparelho. Apesar que muitas vezes é possível reverter instalando novamente a firmware mais recente, porém não teste a sorte, ok?

Se tudo correr certo, você será avisado para apertar o botão de ligar do aparelho, aperte por um tempo (não deixando que ele ligue, claro!). Então o programa irá reconhecer e começar a instalação (se começar subindo um monte de linhas com textos, é porque está instalando).

E acho que não preciso citar: o aparelho deve estar DESLIGADO e com carga suficiente para a instalação.

E se algo der errado?

Primeira dica: não entre em pânico! Exceto se você está tentando instalar uma firmware ORIGINAL de outro aparelho (isso exclui ports/cfws), tudo (até onde eu sei) é reversível.

Deu um erro "user ini dat" alguma coisa...

É um erro bastante comum de acontecer. Simplesmente clique em FLASH novamente e aperte o botão ligar do aparelho.

Deu algum erro relacionado ao boot do celular (phone)...

O programa falhou ao tentar ligar o aparelho. Veja se o cabo está corretamente conectado e comece novamente clicando em FLASH e apertando o botão ligar do aparelho.

Subiu um monte de letras [porque está instalando!] e deu um erro ao ligar o aparelho. Inclusive, uma alerta apareceu!

Se é a sua primeira instalação, ou então está mudando de firmware original para uma firmware personalizada (ou vice-versa), o Windows irá instalar os drivers do aparelho, mesmo que você já tinha feito isto antes. Ignore tais erros, espere a instalação dos drivers (normalmente o Windows acusa erro de dispositivo desconectado, ignore isso também pois o driver já foi instalado) e depois comece novamente pelo botão FLASH.

Normalmente são feitas duas instalações de drivers: a primeira é assim que o computador reconhece o aparelho ao apertar o botão ligar. A segunda é quando o programa tenta finalizar a instalação fazendo o boot do aparelho (e é nesta etapa que aparece a tal alerta).

A alerta serve para saber se o aparelho foi ligado ou não. Mesmo que ele não tenha ligado (nem mesmo com a tela branca), diga ao programa que está tudo ok (mesmo que não esteja). Se o aparelho não ligar depois disso, é só começar a instalação novamente do início (acho que não preciso dizer de novo que é pelo botão FLASH...), porque agora que os drivers já estão instalados, tudo ocorrerá normalmente.

MEU APARELHO NÃO LIGA MAIS!

Primeiro de tudo, verifique os arquivos da firmware. Tenha certeza de que são arquivos da firmware original ou arquivos de uma firmware personalizada (CFW) criada para O SEU aparelho. Você pode verificar estas informações no site onde você baixou os arquivos. Se você for instalar uma firmware a partir do Navifirm, baixe sempre a do seu aparelho, pois lá só tem firmwares originais! Baixar e instalar firmware de outro aparelho é pedir para matar o celular na hora!

Os arquivos estão corrompidos ou são inválidos. Verifique no site onde você baixou os comentários dos outros usuários. Normalmente você baixou uma firmware que realmente não funciona, os arquivos estão com nomes errados ou são arquivos misturados de diferentes versões.

Já havia arquivos na pasta do RM. Sempre apague tudo que estiver dentro da pasta do RM do seu aparelho, pois às vezes havia um rofs3 de uma versão, quando na versão que você vai instalar não tinha, então o JAF tenta instalar com todos os arquivos que estão lá e vai dar erro sempre. Então nunca esqueça de deixar a pasta vazia antes de mover os novos arquivos (limpar a pasta automaticamente, inclusive, é uma das funções que já vem no instalador personalizado das minhas firmwares mais recentes)

Está faltando arquivos. SEMPRE deve haver no MÍNIMO seis arquivos: uda, core, rofs2, vpl, signature.bin e dcp. Outros arquivos não são obrigatórios, mas ESTES SIM. Se estiver faltando algum deles, o motivo pode ser este.

Você matou o aparelho. Já disse milhões de vezes: nunca instale firmwares originais de outros aparelhos no seu. Firmwares originais, também conhecido como OFW (original firmware), são as firmwares criadas pela NOKIA exclusivamente para seu aparelho. Pode haver firmwares originais com modificações ("CFW based OFW" ou "firmware personalizada criada à partir da firmware original"), mas ainda continua sendo FIRMWARE ORIGINAL. Já firmwares personalizadas ("CFW" ou "custom firmware"), são firmwares que mescla ambos sistemas original do seu aparelho e de outro, mas o núcleo SEMPRE é do seu aparelho (por conter drivers e outros arquivos críticos do sistema). Então, NUNCA instale firmwares originais de outros aparelhos.

Um exemplo perfeito para mostrar este problema é baixar uma firmware C6 do Navifirm e instalar no seu 5233/5530/5800/etc. O aparelho morrerá e não voltará nem com reza braba!

Outras dúvidas? Comente neste post que conforme necessário irei atualizando este FAQ.

E aqui finalizo este "pequeno" tutorial. Fiz de tudo para juntar todas as informações necessárias e importantes e sanar algumas dúvidas na instalação de firmwares. Não tenha medo quando ler "é por sua conta e risco". Às vezes você desiste por conta disso, mas tudo é tão fácil que quando você fazer uma vez, conseguirá fazer muitas outras vezes!

Se faltou alguma coisa, não hesite em comentar! Estou aqui para ajudá-los, então ajude-me a melhorar ainda mais este tutorial, para evitar que as próximas pessoas que visitarem isto aqui não precise ficar lendo comentários para resolver seus problemas!

Não esqueça de divulgar o blog e compartilhar este post. Não esqueça CLARO de dar os créditos, pois eu não o fiz da noite para o dia (na verdade, foi. Mas a coragem para isso não! rs).

Tutorial criado por Destroyzer e postado em Nokiaware.net. Dê os créditos se republicar em seu site ou fazer uso das informações/arquivos disponibilizados aqui. Obrigado!