Quer firmware hackeada? Não use installserver.exe, use RomPatcher!

Postado por Destroyzer em quinta-feira, 24 de maio de 2012 Comments
Muita gente acha irritante aquele erro chato de certificado que nos impede de instalar aplicativos ou jogos no celular. A Nokia criou este método para a nossa própria segurança, e também para impedir a instalação de aplicativos "crackeados". Mas há muitos aplicativos por aí gratuitos, só que não possuem certificado e o erro aparece também.

Qual a solução encontrada para isso?

Hackear o aparelho. Com o aparelho hackeado, basicamente você burla a verificação de certificado e consegue instalar tudo o que quiser, sem enrolações. Aquele seu jogo ou aplicativo que apresentava erros agora instalará de boa, sem nenhuma intervenção. Além do mais, você pode instalar aplicativos que "mexem" no sistema, que normalmente não seria possível fazer. Com esses você costuma receber aquele erro dizendo que o aplicativo queria alguns privilégios que o sistema não permite, ou algo do tipo.

Quem pode acabar com isso?

O InstallServer.exe, um arquivo que você insere em sua firmware, na ROFS2 (Z:\sys\bin). Ou através de alguns aplicativos, que fazem a mesma coisa. No final, tudo o que temos é o Installserver.exe movido para a pasta em questão.

Nem tudo são flores

Hackear o celular é um método excelente, porém tem um problema fazendo isto. Alguns aplicativos - geralmente os bons - tem um sistema de atualização interna. Esse sistema, chamado SmartInstaller, funciona da seguinte forma: se por acaso você tem o arquivo .sis do aplicativo e tenta instalá-lo, antes ele verificará se há uma versão mais recente do mesmo aplicativo, baixa e a instala a nova versão, ao invés de instalar a versão antiga (do arquivo). Geralmente esses mesmos aplicativos são baseados em QT, ou alguma outra linguagem, e o sistema inteligente também serve para baixar e instalar os recursos que não estão instalados no aparelho.

Acontece que, se você hackeou o sistema, você não poderá instalar aplicativos que usam SmartInstaller. Como ele faz a verificação na internet, ele reconhece algo de errado no seu aparelho e bloqueia a instalação. Isso é muito frustante, porque os componentes são baixados, começam a ser instalados, para então aparecer "cancelando instalação". Se você sofre com isso, saiba que já tive o mesmo problema.

Sabemos, então, que se hackearmos nosso aparelho, não poderemos instalar aplicativos com SmartInstaller. Se não hackearmos, não poderemos instalar aplicativos sem certificado ou crackeados.

Seria bom se houvesse algum aplicativo que permitisse a instalação de ambos tipos de aplicativos. A melhor parte é que ele existe!

O que precisamos é unicamente de um simples aplicativo chamado... RomPatcher.

O Rompatcher é um aplicativo gratuito que permite modificar o sistema temporariamente através de patches. Existem centenas de patches, cada um com uma função específica. Há patches que removem aquela mensagem de "desvio de chamada ativo", que removem a barra superior (rede e bateria), que centraliza os textos dos botões da barra inferior, que altera o funcionamento dos teclados (qwerty ou alfanumérico), entre outros. Há também patches mais avançados, capazes de mover um arquivo modificado para a pasta Z: (referente ao ROFS2 da firmware), o que significa que você pode fazer mudanças no sistema sem precisar reinstalar a firmware a todo tempo.

Conte-me mais sobre isso...

O RomPacher já vem com dois patches embutidos: InstallServer e OpenForAll. Estes dois patches possuem o mesmo funcionamento do arquivo InstallServer.exe. O primeiro, InstallServer, remove a verificação de certificado e outros tipos de segurança referente aos aplicativos crackeados. O segundo, OpenForAll, permite a modificação do sistema através de aplicativos de terceiros, o erro de privilégios citado anteriormente.

O interessante do RomPatcher é que você pode ativar e desativar os patches quando quiser, simplesmente escolhendo "ativar" ou "desativar". Então, se você precisar instalar algum aplicativo crackeado, vá ao RomPatcher e ative ambos os patches. Se for instalar algum aplicativo da loja que usa SmartInstaller, volte no RomPatcher e desative os dois patches novamente. Simples assim!

E melhor: há a possibilidade de marcar um ou mais patches para "iniciar no boot", fazendo com que seja sempre iniciado, mesmo quando o aparelho é desligado (pois se não marcar esta opção, os patches são desativados após a reinicialização do sistema).

Quero baixar!!!111

Fiz questão de traduzir a versão 3.1 do RomPatcher, a mais recente até o momento, para disponibilizar como download junto com este artigo. Vocês podem baixá-lo no link abaixo, extrair e mover as pastas para sua ROFS2 e reinstalar a firmware no aparelho. Alternativamente, verifique o site oficial do aplicativo.

DOWNLOADS