Como assinar aplicativos Symbian (sis/sisx) facilmente! [tutorial]

Postado por Destroyzer em quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 40 comentários
Muita gente não curte ter que hackear o aparelho pois este método causa um problema com o SmartInstaller, uma ferramenta presente na maioria dos instaladores sis/sisx, principalmente os que vem da Nokia. Devido a essa incompatibilidade, particularmente prefiro manter o aparelho original. Mas não pensem que com isso você não pode instalar qualquer aplicativo. Você pode!

O motivo de muitos aplicativos não instalarem é por não conterem um certificado da Nokia e então o aparelho recusa a instalação com a mensagem "Erro no certificado. Entre em contato com o fornecedor do aplicativo".

Se você deseja aprender a como assinar aplicativos, saiba que há um jeito extremamente simples de fazer isso.

Você basicamente precisará de duas coisas: A primeira e uma das mais importantes é um programa capaz de assinar aplicativos. A segunda, são dois arquivos sendo o certificado e a chave.

Primeiramente, vamos conseguir o certificado e a chave. O site Symbian Signed nos concede um certificado de desenvolvedor válido até 2015 e podemos utilizado para assinar os aplicativos e fazer com que eles fiquem certificados, sendo assim, aceitos pelo sistema.

Você precisará criar uma conta no site, e mesmo sendo um site da Nokia não é possível fazer login usando sua conta comum.

Para criar a conta é fácil. Clique em Register no campo superior direito e siga as instruções; confirme o e-mail e faça login no site.

Logado, você terá uma tela parecida com esta:


Como podem ver, eu já adicionei o IMEI do meu Nokia 5530 na lista de IMEIs.

Agora, faça o seguinte:

No discador do seu aparelho, digite #*06#. Note que aparecerá alguns números na tela denominado Número de série. Este é seu IMEI. O que você deve fazer é seguir para o quadro  Add IMEIs e colocar seu IMEI aonde está marcado. Se preferir, você pode escrever alguma coisa no campo IMEI Description. Recomendo colocar o modelo do seu aparelho, se você tiver mais de um.

Depois de adicionar seu IMEI, ele aparecerá no quadro acima. Agora, clique em Download Certificate ao lado, note que será baixado um arquivo zipado.

Chegando na etapa final do tutorial, baixe o programa SignSIS clicando aqui.

A interface do SignSIS é bem simples. O que você precisa fazer agora - e fazer para sempre - é selecionar o aplicativo que deseja assinar em SIS File, selecionar o certificado e a chave (key) em Cer File e Key File respectivamente.


Por último, clique em Sign The SIS! e aguarde o processo. Se por acaso pedir senha, coloque 0000, como na imagem.

Mova o arquivo assinado (com nome capitalizado e com SIGNED no final) para o aparelho e instale normalmente!

Note que alguns aplicativos que acessam o sistema podem não funcionar mesmo certificados.

40 comentários:

  1. aqui ta aparecendo assim no e-mail: Your email address is black listed, please enter another email address

    ResponderExcluir
  2. Pô, no meu caso também apareceu no meu isso: "Your email address is black listed, please enter another email address".
    Tentei fazer com 3 e-mails diferentes e nenhum funcionou.

    ResponderExcluir
  3. No meu também apareceu isso, daí criei com meu e-mail do Ovi e deu.

    ResponderExcluir
  4. ja tentei com esse email também, mas deu a mesma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente com outros e-mails, talvez você já tenha tentado fazer este processo e seu e-mail foi bloqueado e/ou o domínio foi bloqueado (todos de @gmail.com, por exemplo).

      Excluir
    2. Parceiro não passa.
      Podes tentar criar um ai pra mim?

      Excluir
  5. Criem a conta com um email da ovi, só criar um aqui: https://mail.ovi.com/

    ResponderExcluir
  6. conseguir baixar, mas quando tento instalar diz que é
    "imposivel instalar: restrito pelo certificado"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você assinou o aplicativo com o SignSIS?

      Excluir
    2. fiz tudo como esta no tutorial.
      e nem consigo instalar o "Qt" também.

      Excluir
    3. Pra instalar o QT não precisa assinar amigo, ele é oficial da Nokia.

      Excluir
  7. pois então, mas deu problema no certificado do QT.

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS PELO TUTORIAL! NÃO SEI NEM COMO AGRADECER.... SEGUI TODOS OS PASSOS REFERENTE A ASSINATURA DE CERTIFICADOS DE APLICATIVOS E TIVE EXITO NA OPERAÇÃO AGORA CONSIGO INSTALAR UM ACERVO SIGNIFICATIVO DE APLICATIVOS QUE ANTES ERA IGNORADO PELO APARELHO... MAIS UMA VEZ PARABÉNS! A PÁGINA JÁ ESTÁ MARCADA COMO UM DOS MEUS FAVORITOS NO PC! ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, amigo! A sua visita será sempre bem vinda! :D

    ResponderExcluir
  10. Olá, boa tarde! Amigo tenho um N85, tinha o Messenger instalado no meu aparelho, mas infelizmente meu cartão de memória foi formatado. Estou tentando instalar novamente, mas não tenho conseguido.Antes de ler as informações que nos passou aparecia essa mensagem: "Erro no certificado. Entre em contato com o fornecedor do aplicativo". Agora depois de fazer todo o processo que nos ensinou esta aparecendo essa mensagem:"Impossivel instalar. Restrito pelo certificado". Sabe o que pode ser e o que tenho que fazer? Grato desde já!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ter que hackear seu aparelho. Como é antigo, não sei se o procedimento comum funciona, mas você pode tentar! :)

      Excluir
  11. Respostas
    1. a conta tem que ser criada com o @hotmail.com
      se for outro como, @gmail.com, @live.com, @hotmail.com.br, pode nao da certo,

      Excluir
  12. aqui ta pedindo a senha, eu coloco '0000' mas diz q esta incorreta ! me ajudem porfa ! =/

    ResponderExcluir
  13. Amigo o meu deu o mesmo erro : imposivel instalar: restrito pelo certificado. Fiz o mesmo processo seu. Esse é o jogo Bounce Touch que estou tentanto instalar no meu nokia 5233.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com medo ao instalar uns temas no meu nokia e63, mas funcionou certinho. Valeu!

    ResponderExcluir
  15. Fiz todo o processo e ainda assim apareceu a mensagem impossível instalar, arquivo protegido pelo fornecedor. =(

    Alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
  16. Brigadão Renato!
    Agora não preciso hackear o cel.
    Abrass

    ResponderExcluir
  17. renato eu não entendi isso

    Please Select Symbian Installation File.. pode me explicar? desde já agradeço

    ResponderExcluir
  18. Aprece a mensagem: "Impossível instalar. Restrito Pelo Certificado."

    Ajuda ae, plz ?

    O meu é um Nokia 5530

    ResponderExcluir
  19. Dps que fiz o processo fui instalar e deu: "imposivel instalar: restrito pelo certificado"

    ResponderExcluir
  20. Valeu a dica, cara. Já fiz hacking um monte de vezes e sempre dá algum problema no funcionamento. Cansei do hacking, agora vamos tentar esse método.

    ResponderExcluir
  21. Aqui tb está aparecendo a mensagem: "Impossível instalar. Restrito Pelo Certificado."

    Já tentei baixando só o certificado
    e tentei assinar o aplicativo e baixar o certificado depois.

    mesmo problema

    ResponderExcluir
  22. Aqui também deu Restrito pelo certificado. o que faço agora ???

    ResponderExcluir
  23. Parou aqui as tentativas / soluções? Alguém aí têm novidades?

    ResponderExcluir
  24. O código para visualizar o IMEI do aparelho (foi informado #*06#) está errado! O correto é *#06#

    ResponderExcluir
  25. E sobre o erro Restrito pelo Certificado pessoal ?

    ResponderExcluir
  26. O meu N8 tbm da isso, eu fiz o hard reset no meu e com isso sumiu meu editor de foto e video e estou loca pra ter de novo mas todos que tento instala fala que esta restrito pelo certificado, tentei de varias formas mas nao vai, estou ficando louca ja..

    ResponderExcluir
  27. Corrija a data, caso não funcione abra menu, ferramentas, configurações, Aplicativos, geren de aplicativos e o abra.

    Em instalação software, altere para todos e verificação de certificados, marque desativado.

    Lembrando que para instalar aplicativos hakeados é preciso que o aparelho também esteja hakeado com algum método atual.
    resolvir o meu assim espero ter ajudado
    att WarBandiT

    ResponderExcluir
  28. consegui assinar com o SISCONTENTS e instalou de boa. Valeu cara.

    ResponderExcluir
  29. gente..alguem me da uma senha como exemplo, no site..pq nao consigo criar..qualquer coisa me contactem pelo whats 99 8193-7860 , ou me diga por aki msm, por favor, urgente!!!

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente não consegui, aparece ''arquivo corrompido'' e agora?? por favor me ajudem!!

    ResponderExcluir